A Eletrobras formalizou a aquisição, por meio de sua controlada Furnas, das participações diretas e indiretas remanescentes que a Cemig GT, Andrade Gutierrez e Novonor detêm na Madeira Energia (Mesa), correspondentes a 22,9% da companhia, por R$ 168 milhões. Com a conclusão do negócio, a holding passará a deter, indiretamente, 95,2% de participação no capital social da Mesa, única acionista da Santo Antônio Energia (Saesa), que opera a hidrelétrica de Santo Antônio, localizada no Rio Madeira (RO) e com potência instalada mínima de 3,5 GW e 2.313,3 MW médios de produção de energia.
Segundo a companhia, a aquisição está alinhada com o objetivo estratégico da Eletrobras em simplificar sua estrutura e reforçando seu papel de liderança nas suas subsidiárias. O fechamento da operação está condicionado ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais, incluindo as anuências cabíveis, tais como regulatórias e a observância de direitos de preferência de acionistas, diretos ou indiretos da Mesa.
Pelo lado da Cemig, a alienação acontece por R$ 55,4 milhões, com Furnas se comprometendo a assumir as garantias apresentadas pela companhia mineira junto ao BNDES e demais credores, no âmbito dos instrumentos de financiamento da SAE. A venda se insere no contexto de execução do Programa de Desinvestimento empresa, que visa redirecionar os esforços de gestão e a alocação de capital para o estado de Minas Gerais.